"If you put two economists in a room, you get two opinions, unless one of them is Lord Keynes, in which case you get three opinions." Winston Churchill
15
Jul 10
publicado por Paulo Ferreira, às 23:29link do post | comentar | | adicionar aos favoritos

Há alturas em que a economia parece uma ciência oculta, longe da ciência social que é e nos antípodas da ciência exacta que muitos pensam erradamente que é. Este é certamente um desses momentos. Crises graves que (quase) ninguém previu, previsões revistas todos os meses, performances que surpreendem pela positiva seguidas de um novo abismo logo ali à frente, curas que parecem ir matar o doente mas que quase toda a gente diz que são necessárias e urgentes, agências de rating que falharam escandalosamente mas que continuam a ser uma das bíblias dos mercados, banqueiros a defenderem que a solução passa pela redução do crédito, que é a sua principal fonte de receitas... A lista de factos insólitos ou contraditórios - na verdade, muitos deles só aparentemente são insólitos ou contraditórios - podia continuar.

 

Ainda assim, no meio deste nevoeiro cerrado há algumas coisas que conseguimos ver com nitidez. Uma é que, em Portugal, a economia vai, sobretudo por más razões, continuar a dominar a vida colectiva e individual nos próximos anos. A outra é que a economia é demasiado importante para que o seu entendimento fique reservado aos economistas. Estes são os motivos abreviados que definem a principal razão de ser deste blog: a descodificação e a contextualização da economia, do mundo dos negócios e afins.

Uma missão que se tentará cumprir sem recurso ao "economês", sem contaminação político-partidária e livre de catecismos ideológicos. Com uma ressalva, para quem considera esta uma matéria ideológica: aqui defende-se a economia de mercado regulada pelo Estado. Como Churchill disse da democracia, também a economia de mercado é o pior dos sistemas económicos, à excepção de todos os outros que vão sendo testados de tempos a tempos.


mais sobre o autor
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO